SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Pacientes portadores de dermatoses: relações iniciais e auto-agressividadeComparação dos resultados do Psicodiagnóstico Miocinético - PMK de Belo Horizonte com os de Recife e de São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

CHUEIRI, Mary Stela Ferreira. Estudo comparativo entre os testes psicológicos Bender e PMK no levantamento de indicadores de seqüelas neurológicas causadas por alcoolismo. Psic [online]. 2004, vol.5, n.2, pp. 26-35. ISSN 1676-7314.

Procedemos a uma pesquisa bibliográfica sobre os indicadores de seqüelas neurológicas provocadas pelo uso contínuo de substâncias etílicas possíveis de serem detectados pelos testes psicológicos Bender e PMK. A partir do levantamento bibliográfico, buscamos analisar comparativamente os referidos testes no que se refere à aferição dos mencionados indicadores. Essa análise comparativa nos permitiu discutir a aplicabilidade de ambos na avaliação psicológica dos candidatos a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), especialmente, no que diz respeito à triagem de alcoolistas. Concluímos que o PMK se mostra mais preciso e sensível na aferição desses indicadores e, em razão disso, imprescindível de ser utilizado na avaliação psicológica de candidatos à Carteira Nacional de Habilitação, como um recurso de triagem de alcoolistas. Quanto ao Bender vê-se a necessidade de novas pesquisas que possam delimitar a eficácia desse teste no diagnóstico das perturbações devido ao alcoolismo.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Alcoolismo; PMK (Psicodiagnóstico Miocinético); Teste Bender.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )