SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Study comparative between Bender Gestalt Test and PMK- Myokinetic Diagnosis in investigation of the indicators of neurological side effects caused by the systematic of ethyl-alcohlic substancesVisual motor constructive skills of children with school difficulties complaints submitted to psicodiagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

ESTEVES, Cristiano et al. Comparação dos resultados do Psicodiagnóstico Miocinético - PMK de Belo Horizonte com os de Recife e de São Paulo. Psic [online]. 2004, vol.5, n.2, pp. 36-47. ISSN 1676-7314.

O Psicodiagnóstico Miocinético (PMK) é um teste gráfico expressivo usado em todo o Brasil para a avaliação da personalidade. Ainda que atualmente seja mais utilizado nos exames psicotécnicos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é empregado também nas áreas de seleção de pessoal e psicodiagnóstico. O presente trabalho surgiu da necessidade do estabelecimento de normas para o PMK nas diversas regiões do País e seu objetivo é comparar as médias obtidas em Belo Horizonte com as de Recife, as de São Paulo e com as de motoristas do Manual do PMK (Mira, 1987). A amostra foi constituída de 356 sujeitos do sexo masculino nas três cidades, com idades variando de 18 a 66 anos. A análise dos resultados indica que existem diferenças estatisticamente significativas entre todas as amostras estudadas nas medidas das seis características avaliadas pelo teste, ou seja, Tônus Vital, Agressividade, Reação Vivencial, Emotividade, Dimensão Tensional e Predomínio Tensional. Esses dados confirmam a necessidade de serem construídas tabelas diferentes para a sua avaliação em cada uma das regiões estudadas.

Keywords : Psicodiagnóstico Miocinético; PMK; Exame psicotécnico de motoristas; Avaliação da personalidade; Avaliação psicológica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )