SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Estudo comparativo entre os testes psicológicos Bender e PMK no levantamento de indicadores de seqüelas neurológicas causadas por alcoolismoHabilidades visoconstrutivas de crianças com queixa escolar submetidas ao psicodiagnóstico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

ESTEVES, Cristiano et al. Comparação dos resultados do Psicodiagnóstico Miocinético - PMK de Belo Horizonte com os de Recife e de São Paulo. Psic [online]. 2004, vol.5, n.2, pp. 36-47. ISSN 1676-7314.

O Psicodiagnóstico Miocinético (PMK) é um teste gráfico expressivo usado em todo o Brasil para a avaliação da personalidade. Ainda que atualmente seja mais utilizado nos exames psicotécnicos para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), é empregado também nas áreas de seleção de pessoal e psicodiagnóstico. O presente trabalho surgiu da necessidade do estabelecimento de normas para o PMK nas diversas regiões do País e seu objetivo é comparar as médias obtidas em Belo Horizonte com as de Recife, as de São Paulo e com as de motoristas do Manual do PMK (Mira, 1987). A amostra foi constituída de 356 sujeitos do sexo masculino nas três cidades, com idades variando de 18 a 66 anos. A análise dos resultados indica que existem diferenças estatisticamente significativas entre todas as amostras estudadas nas medidas das seis características avaliadas pelo teste, ou seja, Tônus Vital, Agressividade, Reação Vivencial, Emotividade, Dimensão Tensional e Predomínio Tensional. Esses dados confirmam a necessidade de serem construídas tabelas diferentes para a sua avaliação em cada uma das regiões estudadas.

Palavras-chave : Psicodiagnóstico Miocinético; PMK; Exame psicotécnico de motoristas; Avaliação da personalidade; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )