SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 número2Comparação dos resultados do Psicodiagnóstico Miocinético - PMK de Belo Horizonte com os de Recife e de São PauloAdolescência: facilitando a aceitação do novo esquema corporal e das novas formas de pensamento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

RODRIGUES, Ida Janete  e  DE MACEDO, Elizeu Coutinho. Habilidades visoconstrutivas de crianças com queixa escolar submetidas ao psicodiagnóstico. Psic [online]. 2004, vol.5, n.2, pp. 48-55. ISSN 1676-7314.

O trabalho descreve o desempenho em prova de habilidade visoconstrutiva do Teste Gestáltico Bender de pacientes encaminhados para o Centro de Diagnóstico de uma Instituição para Deficientes Mentais. Foram analisados 90 protocolos com avaliação psicológica que continham os resultados do teste Bender e da Escala Terman-Merrill. Os pacientes foram divididos em dois grupos: Encefalopatias Crônicas Infantis Não-Evolutivas e distúrbios comportamentais ou emocionais. Os resultados mostram que o desempenho no Bender dos pacientes avaliados, como era previsto, foi significativamente abaixo do esperado para a população. Foram observadas correlações significativas entre o nível de inteligência e o desempenho no teste Bender (r = 0,565). Análises de variância indicam que o desempenho do grupo com ECINE foi inferior ao de pacientes com distúrbios comportamentais para: Nível de Inteligência, Bender Total e Bender Corrigido. Análise da freqüência de ocorrência dos erros dos 30 fatores de Koppitz mostra que Integração (fator 8), Ângulos Incorretos (21b) e Rotação (22, 13, 16 e 11) foram os que mais ocorreram. Por outro lado, Linha Reta (18b), Perda de Forma (17a) e Perseveração (9) foram que os sujeitos mais acertaram. Os fatores que melhor discriminaram os sujeitos com ECINE dos demais foram: 12a, 12b, 13, 17b e 18b.

Palavras-chave : Bender; Avaliação neuropsicológica; Dificuldade de aprendizagem; Deficiência mental.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )