SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.5 issue2Visual motor constructive skills of children with school difficulties complaints submitted to psicodiagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

NEIVA, Kathia Maria Costa; DE ABREU, Mônica Martins  and  RIBAS, Tatiana Pereira. Adolescência: facilitando a aceitação do novo esquema corporal e das novas formas de pensamento. Psic [online]. 2004, vol.5, n.2, pp. 56-64. ISSN 1676-7314.

O objetivo principal deste trabalho foi facilitar a passagem para a adolescência de um grupo de 20 jovens com idade entre 11 e 13 anos, que freqüentavam uma ONG localizada no bairro do Brooklin, São Paulo, durante o segundo semestre de 2003. Foram realizadas nove sessões de intervenção com aproximadamente uma hora de duração, à razão de uma sessão por semana. Nessas sessões foram utilizadas dinâmicas de grupo com o objetivo de facilitar a aceitação do novo esquema corporal e das novas formas de pensamento. Para avaliar a intervenção foi utilizada a “Escala de Autoconceito” construída pelas autoras, adaptada da Escala de Autoconceito - ERA (Corona, 1999). O instrumento, composto de 16 afirmações que permitem avaliar o autoconceito físico e o autoconceito psicológico, foi aplicado na primeira sessão de intervenção e reaplicado na última. Observou-se que as médias obtidas pelo grupo no pós-teste foram superiores às do pré-teste. Entretanto, as diferenças não se mostraram estatisticamente significativas, o que não permite concluir que a intervenção gerou um desenvolvimento significativo no autoconceito físico e psicológico desses jovens. Supõe-se que as dificuldades surgidas para o cumprimento do planejamento na sua íntegra possam ter contribuído para tal resultado, assim como o instrumento utilizado ainda não validado. Vale ressaltar, entretanto, que a avaliação do grupo com relação ao projeto foi muito positiva.

Keywords : Adolescência; Identidade; Autoconceito.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )