SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Child sexual abuse: a study for validation of projetive instrumentsThe social adjustment and learning disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

LAMOUNIER, Rossana  and  RUEDA, Fabián Javier Marín. Avaliação psicológica no trânsito: perspectiva dos motoristas. Psic [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 35-42. ISSN 1676-7314.

O objetivo deste estudo foi verificar se os candidatos à obtenção da CNH e os condutores habilitados consideram a avaliação psicológica importante, se tal processo auxiliaria a identificar fatores de risco para diminuir o índice de acidentes e, por fim, se é importante que a avaliação psicológica seja realizada com maior periodicidade. Participaram da pesquisa 783 sujeitos, 65,5% do sexo masculino, de seis clínicas de Minas Gerais, sendo que 401 realizavam avaliação psicológica pela primeira vez e 382 estavam renovando-a. Os resultados evidenciaram altas porcentagens de respostas afirmativas nas três questões estudadas. A análise de variância múltipla apontou diferenças significativas nas questões referente à importância da avaliação psicológica no contexto do trânsito e sua periodicidade, pois os candidatos à obtenção de CNH apresentaram uma pontuação média maior. Ao lado disso, as mulheres acreditam mais do que os homens que essa avaliação ajuda a identificar fatores de risco no trânsito. Não houve efeito de interação entre as variáveis estudadas.

Keywords : Avaliação psicológica; Psicologia de trânsito; Motorista.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )