SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Psychological assessment in the transit: perspective of the driversAssessment of word recognition in adult and the young author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

PACHECO, Lílian  and  SISTO, Fermino Fernandes. Ajustamento social e dificuldade de aprendizagem. Psic [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 43-50. ISSN 1676-7314.

O presente estudo investigou se diferenças em termos de ajustamento social se relacionam com dificuldade de aprendizagem na escrita. Por meio do ADAPE foram selecionadas 62 crianças sem dificuldade de aprendizagem e 61 com dificuldade de aprendizagem acentuada na escrita, com idades entre 8 a 14 anos, freqüentando a terceira série do Ensino Fundamental da rede pública. A Escala de Ajustamento Social forneceu informação em três ambientes sociais diferentes: familiar, escolar e pessoal. Os alunos, nas suas próprias classes, responderam ao instrumento em uma única sessão coletiva. Com base nos resultados encontrados apenas a medida de ajustamento escolar diferenciou os grupos. A análise indicou que os alunos com dificuldades de aprendizagem também se perceberam como menos adaptados à escola, confirmando a hipótese do estudo. Em outros termos, no ambiente onde a dificuldade de aprendizagem se manifesta, o nível de ajustamento social se apresenta afetado.

Keywords : Ajustamento; Dificuldade de aprendizagem; Escrita; Ajustamento escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )