SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1The social adjustment and learning disabilitiesPsychological evaluation of children victims of domestic violence by düss test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

CALIATTO, Susana Gakyia  and  MARTINELLI, Selma de Cássia. Avaliação do reconhecimento de palavras em jovens e adultos. Psic [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 51-58. ISSN 1676-7314.

Considerando que o emprego da grafia correta é um dos elementos básicos para a comunicação clara e precisa por meio da linguagem escrita, o objetivo deste trabalho foi o de analisar essa habilidade em alunos que retomam os estudos na fase adulta. A amostra foi constituída por alunos de suplência de 5ª a 8ª séries em um programa que prepara jovens e adultos para certificação do ensino fundamental. O total de participantes foi de 22 alunos, de ambos os sexos, na faixa etária entre 20 e 54 anos. Foi construído um instrumento de reconhecimento de palavras, pois não há instrumentos padronizados para esses alunos. Para a avaliação dos resultados, foram considerados tanto o número de acertos e erros dos participantes quanto o tipo de erro, entre sete categorias. O estudo propiciou uma análise quantitativa de erros bem como uma análise qualitativa no que se refere aos tipos de erros mais freqüentes. As categorias de erros menos freqüentes foram: acréscimo ou omissão de letra e letras parecidas. Os achados deste estudo corroboraram com outros realizados com crianças.

Keywords : Escrita; Adultos; Ensino fudamental; Reconhecimento de palavras.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )