SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Ajustamento social e dificuldade de aprendizagemAvaliação psicológica de crianças vítimas de violência doméstica por meio do teste das fábulas de Düss índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

CALIATTO, Susana Gakyia  e  MARTINELLI, Selma de Cássia. Avaliação do reconhecimento de palavras em jovens e adultos. Psic [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 51-58. ISSN 1676-7314.

Considerando que o emprego da grafia correta é um dos elementos básicos para a comunicação clara e precisa por meio da linguagem escrita, o objetivo deste trabalho foi o de analisar essa habilidade em alunos que retomam os estudos na fase adulta. A amostra foi constituída por alunos de suplência de 5ª a 8ª séries em um programa que prepara jovens e adultos para certificação do ensino fundamental. O total de participantes foi de 22 alunos, de ambos os sexos, na faixa etária entre 20 e 54 anos. Foi construído um instrumento de reconhecimento de palavras, pois não há instrumentos padronizados para esses alunos. Para a avaliação dos resultados, foram considerados tanto o número de acertos e erros dos participantes quanto o tipo de erro, entre sete categorias. O estudo propiciou uma análise quantitativa de erros bem como uma análise qualitativa no que se refere aos tipos de erros mais freqüentes. As categorias de erros menos freqüentes foram: acréscimo ou omissão de letra e letras parecidas. Os achados deste estudo corroboraram com outros realizados com crianças.

Palavras-chave : Escrita; Adultos; Ensino fudamental; Reconhecimento de palavras.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )