SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue1Psychological evaluation of children victims of domestic violence by düss test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

DE JESUS, Jardel Silva Oliveira. Ficar ou namorar: um dilema juvenil. Psic [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 67-73. ISSN 1676-7314.

Assim como a sociedade atual, os relacionamentos amorosos entre os adolescentes estão sempre sofrendo modificações. Com tantas mudanças, eles ficam inseguros na hora de escolher uma forma de relacionamento afetivo. A vigente pesquisa foi realizada com 38 adolescentes, de ambos os sexos, na cidade de Aracaju, SE, e tem como objetivo principal verificar a forma de relacionamento que mais atrai os jovens na atualidade e os motivos esses atribuem para essa escolha. Verificou-se que os adolescentes preferem, em um primeiro momento, ficar para em seguida poder vir a concretizar um namoro. Assim, o ficar seria o ponto inicial para estabelecer um compromisso mais sério. É possível observar também uma forte preocupação com a aparência física entre os jovens, o que nos instiga para a elaboração de outras pesquisas visando a tal assunto.

Keywords : Relacionamento; Adolescentes; Escolhas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )