SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número1Avaliação psicológica de crianças vítimas de violência doméstica por meio do teste das fábulas de Düss índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

DE JESUS, Jardel Silva Oliveira. Ficar ou namorar: um dilema juvenil. Psic [online]. 2005, vol.6, n.1, pp. 67-73. ISSN 1676-7314.

Assim como a sociedade atual, os relacionamentos amorosos entre os adolescentes estão sempre sofrendo modificações. Com tantas mudanças, eles ficam inseguros na hora de escolher uma forma de relacionamento afetivo. A vigente pesquisa foi realizada com 38 adolescentes, de ambos os sexos, na cidade de Aracaju, SE, e tem como objetivo principal verificar a forma de relacionamento que mais atrai os jovens na atualidade e os motivos esses atribuem para essa escolha. Verificou-se que os adolescentes preferem, em um primeiro momento, ficar para em seguida poder vir a concretizar um namoro. Assim, o ficar seria o ponto inicial para estabelecer um compromisso mais sério. É possível observar também uma forte preocupação com a aparência física entre os jovens, o que nos instiga para a elaboração de outras pesquisas visando a tal assunto.

Palavras-chave : Relacionamento; Adolescentes; Escolhas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )