SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2The Social Representations of Family for a group of TeachersA recognition memory models review and its empirical findings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

BARTHOLOMEU, Daniel. Traços de personalidade e caracteristicas emocionais de crianças. Psic [online]. 2005, vol.6, n.2, pp. 11-21. ISSN 1676-7314.

Este estudo teve como objetivo analisar as relações entre os traços de personalidade e problemas emocionais em crianças. Foram administrados a Escala de Traços de Personalidade em Crianças com 30 itens e o Desenho da Figura Humana avaliado por 37 itens que dizem respeito a problemas emocionais. As medidas dos traços de personalidade se referem a neuroticismo, psicoticismo, extroversão e sociabilidade e os problemas emocionais foram avaliados por indicador e por quantidade. Foram investigadas 314 crianças de ambos os sexos que cursavam de primeira a quarta séries do ensino fundamental de uma escola pública. Alguns indicadores dos desenhos da Figura Humana, como também sua quantidade, apresentaram correlações significativas com os traços de personalidade estudados. Dos grupos extremos formados pelos traços de personalidade, somente os grupos do traço de psicoticismo diferenciou o total de problemas emocionais.

Keywords : Traços de personalidade; Desenho da figura humana; Problemas emocionais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )