SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Traços de personalidade e caracteristicas emocionais de criançasIncidência de sintomas depressivos em pacientes com transtorno de pânico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

FERNANDES, Débora Cecilio. Uma revisão dos modelos da memória de reconhecimento e seus achados empíricos. Psic [online]. 2005, vol.6, n.2, pp. 23-32. ISSN 1676-7314.

Este artigo teve como objetivo definir a memória de reconhecimento e os diferentes modelos que pretendem explicá-la, bem como descrever os hallazgos científicos que sustentam a existência de dois processos envolvidos nesse tipo de memória (a lembrança e a familiaridade), e os métodos utilizados ao longo das últimas décadas para a mensuração e estimação desses processos. Os resultados dos estudos de velocidade de processamento mostram que a familiaridade é mais rápida que a lembrança, o que sugere a presença de processos diferentes. Do mesmo modo, os estudos das características do receptor operacional indicam que pelo menos dois componenetes são necessários para a memória de reconhecimento, enquanto que os de eventos potenciais relacionados mostram que a lembrança e a familiaridade apresentam diferentes correlações eletrofiosológicas. O último achado refere-se a estudos com pacientes amnésicos que apresentavam um déficit de lembrança mais severo que de familiaridade.

Palavras-chave : Memória de reconhecimento; Lembrança; Familiaridade; Velocidade de processamento.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )