SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 número2Uma revisão dos modelos da memória de reconhecimento e seus achados empíricosSintomas de ansiedade mais comuns em adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

MONTIEL, José Maria; CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra; BERBERIAN, Arthur de Almeida  e  CAPOVILLA, Fernando César. Incidência de sintomas depressivos em pacientes com transtorno de pânico. Psic [online]. 2005, vol.6, n.2, pp. 33-42. ISSN 1676-7314.

A ansiedade tem componentes psicológicos e fisiológicos, sendo caracterizada por sensações de antecipação, medo ou apreensão associadas com excitação e reatividade autônoma. Embora sintomas depressivos possam estar presentes, tendem a ser secundários ou menos graves, sendo caracterizados por manifestações afetivas de intensidade ou de freqüência inadequadas. O transtorno de pânico, um tipo específico de distúrbio de ansiedade, caracteriza-se por ataques de pânico recorrentes e inesperados, seguidos por pelo menos um mês de preocupação persistente sobre ter outro ataque ou sobre suas conseqüências. Este estudo avaliou a presença de sintomas depressivos em 20 pacientes com transtorno de pânico, e correlacionou sua freqüência com o nível de ansiedade. Resultados revelaram que 76% dos participantes apresentaram depressão significativa. Houve, ainda, correlação positiva entre os escores no Inventário Beck de Depressão e no Inventário Beck de Ansiedade, sugerindo que, no transtorno do pânico, quanto maior a ansiedade, tanto maior a depressão.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Transtorno de ansiedade; Depressão.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )