SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Frequent anxiety symptoms of adolescentsThe interactive process in the preterm baby and his mother author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo et al. Sistema de avaliação para testes informatizados (SAPI): estudo preliminar. Psic [online]. 2005, vol.6, n.2, pp. 51-60. ISSN 1676-7314.

O presente estudo visou realizar a validação de conteúdo de um sistema de avaliação de testes informatizados. Participaram 12 especialistas, sendo seis profissionais da área de avaliação psicológica e seis de tecnologia da informação. Há o mesmo número de participantes por sexo, com idade média de 38 anos. O instrumento tem 42 perguntas, sendo 21 abertas. Os itens referem-se à avaliação psicológica (18 itens ), a aspectos técnicos da informatização de testes (14 itens ) e a características gerais (10 itens ). Das 26 sugestões de alterações feitas pelos juízes, 16 foram incorporadas ao instrumento. Verificou-se uma correlação moderada significativa de 0,40 entre os juizes considerando-se todo o conjunto de itens. Identificou-se correlação alta e significativa de 0,626 entre os itens de avaliação psicológica e os gerais e muito alta e significativa de 0,866 para itens de tecnologia e gerais. Observou-se variações em função da idade para os itens gerais e os relativos à tecnologia.

Keywords : Avaliação informatizada; Psicometria; Tecnologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )