SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.6 issue2Assessment system of computer-based test (ASCBT): preliminary studyScale of habitual leisure activities among youth: construction and validation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

SCORTEGAGNA, Silvana Alba et al. O processo interativo mãe-bebê pré-termo. Psic [online]. 2005, vol.6, n.2, pp. 61-70. ISSN 1676-7314.

Esse estudo avalia a interação mãe-bebê pré-termo e os sinais de desenvolvimento do vínculo afetivo, no ambiente hospitalar. A amostra foi composta por nove bebês, de ambos os sexos, nascidos entre 28 e 36 semanas de idade gestacional, sem síndromes ou malformações, e suas respectivas mães. Os instrumentos utilizados foram o prontuário médico e os protocolos da história clínica do bebê e das observações dos encontros das díades. Os dados foram analisados quanto ao percentual de ocorrências e quanto à análise qualitativa dessas atividades. Os resultados revelam que as trocas nas interações da díade mãe/bebê foram adequadas em 55,5% nas categorias corporal e vocal, e em 44,4% nas categorias visual e facial. Esses resultados sugerem que é nas trocas do bebê com o cuidador, em sua postura corporal, na modulação da linguagem, no contato visual e em suas expressões faciais que reverberam condutas e respostas nele e em seus pais.

Keywords : Interação mãe-bebê; Bebê pré-termo; Unidade de Terapia Intensiva Neonatal.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )