SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1As representações sociais de saúde no tratamento da leucemia e linfoma índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

VITORIA, Florbela; ALMEIDA, Leandro S.  e  PRIMI, Ricardo. Unidimensionalidade em testes psicológicos: conceito, estratégias e dificuldades na sua avaliação. Psic [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 01-07. ISSN 1676-7314.

Os modelos mais comuns de TRI pressupõem que o conjunto de itens que compõem o teste mede apenas um fator ou construto, ou seja, que o teste em questão seja unidimensional. Dois tipos de questões, e desde logo dificuldades, se colocam neste ponto: (1) a primeira é que, por exemplo, aspectos cognitivos e de personalidade podem interferir com a resposta ao teste, em conjunto com a variável que de fato se pretendia medir, pondo assim em causa a sua unidimensionalidade; (2) outro aspecto, tem a ver o fato da determinação da unidimensionalidade não ter critérios empíricos consensuais, sendo assumida sobretudo como uma questão de grau. Pretendemos neste artigo fazer uma revisão das principais definições do conceito e métodos de avaliação.

Palavras-chave : Unidimensionalidade; Construção de testes; Psicometria; Análise factorial.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )