SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Unidimensionalidade em testes psicológicos: conceito, estratégias e dificuldades na sua avaliaçãoCompreensão de textos e desempenho acadêmico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

COUTINHO, Bruno Birro  e  TRINDADE, Zeidi Araujo. As representações sociais de saúde no tratamento da leucemia e linfoma. Psic [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 09-18. ISSN 1676-7314.

O trabalho verificou as representações sociais de saúde de indivíduos com leucemia e linfoma, e práticas sociais adotadas no tratamento. Utilizou-se entrevista semi-estruturada, realizada individualmente com quatro homens e quatro mulheres. Os dados foram organizados em "unidades de significado" extraídas das entrevistas. A discussão considerou três momentos: diagnóstico, tratamento e pós-tratamento. O diagnóstico esteve associado à idéia de morte, ocasionando a busca imediata pelo tratamento. O elemento predominante nas representações sociais de saúde foi ausência de doença, e no decorrer do tratamento a saúde passou a ser também retorno à vida considerada normal. No pós-tratamento, ficaram mais seguros quanto ao planejamento do futuro e a principal expectativa era a cura. Crenças sobre o câncer acarretaram a adoção de hábitos considerados saudáveis. As variações encontradas nos elementos das representações sociais de saúde mostraram que a saúde pode ser pensada a partir de outros determinantes sociais, e não apenas ausência de doença.

Palavras-chave : Saúde; Representações sociais; Leucemia; Linfoma; Câncer.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )