SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1As representações sociais de saúde no tratamento da leucemia e linfomaO professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

OLIVEIRA, Katya Luciane de  e  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Compreensão de textos e desempenho acadêmico. Psic [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 19-27. ISSN 1676-7314.

A habilidade de compreensão em leitura no ensino superior pode ser a diferença entre um aprendizado técnico científico de qualidade ou não. Nesse sentido, este estudo objetivou explorar as relações entre compreensão em leitura e desempenho acadêmico, considerando a idade e o gênero dos estudantes universitários. Participaram deste estudo 270 estudantes dos cursos de administração, direito e psicologia, de uma universidade privada do Estado de São Paulo. A média de idade foi de 23 anos e 6 meses. Utilizou-se um texto de 250 vocábulos preparado de acordo com o teste de Cloze, em sua versão tradicional. A aplicação ocorreu em uma única sessão de forma coletiva. Os resultados evidenciaram uma significativa associação entre a compreensão em leitura dos estudantes e o seu desempenho acadêmico, levando em conta as faixas etárias e o gênero dos estudantes.

Palavras-chave : Técnica de Cloze; Leitura; Universidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )