SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Compreensão de textos e desempenho acadêmicoAssociação entre suporte social, depressão e ansiedade em gestantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

CERQUEIRA, Teresa Cristina Siqueira. O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensível. Psic [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 29-38. ISSN 1676-7314.

Este trabalho envolve uma reflexão sobre os modos de aprender em contextos educacionais. Nesse sentido focaliza o aprendente e o ensinante em suas relações, considerando como ocorreria o processo ensino/aprendizagem se ambos praticassem na sala de aula o exercício da escuta sensível. Discute-se ainda as contribuições sobre os estilos de aprendizagem e o que esse conhecimento pode trazer para o processo educativo. Como conclusão discute-se que o aprender resulta do diálogo entre o saber e o conhecer, que passa por uma relação de empatia entre quem aprende e quem ensina. Lembra-se ainda que a relação referida é dialética entre os processos de ensinar e aprender, pois é o contexto que favorece que a verdadeira aprendizagem ocorra, resultante desse sentimento de identificação entre os pares, que é o ponto de apoio para a escuta sensível.

Palavras-chave : Processo educativo; Estilos de aprendizagem; Escuta sensível.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )