SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1O professor em sala de aula: reflexão sobre os estilos de aprendizagem e a escuta sensívelDesempenho acadêmico e integridade do ego índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

BAPTISTA, Makilim Nunes; BAPTISTA, Adriana Said Daher  e  TORRES, Erika Cristina Rodrigues. Associação entre suporte social, depressão e ansiedade em gestantes. Psic [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 39-48. ISSN 1676-7314.

O presente trabalho objetivou correlacionar a presença de sintomatologia depressiva e ansiosa com o suporte social em gestantes durante o pré-natal. Foram participantes 44 gestantes que se encontravam em atendimento em um Centro de Saúde do interior de São Paulo. Para a coleta de dados foram aplicados, de forma individual, um questionário de identificação, a Escala de Depressão Pós-parto de Edinburgh (EPDS), o IDATE e uma Escala de Percepção de Suporte Social (EPSS).Verificou-se que 29,5% apresentaram sintomatologia depressiva, 70,5% sintomas ansiosos controlados (estado) e 56,8% referiram possuir alto suporte social. Houve correlação positiva entre a escala de depressão, estado e traço de ansiedade, além de correlação negativa entre as escalas de depressão e suporte social, ansiedade traço e estado com suporte social. Os dados apontam para a importância do suporte social no período gestacional.

Palavras-chave : Suporte social; Depressão; Ansiedade; Gestação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )