SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Associação entre suporte social, depressão e ansiedade em gestantesDificuldade de aprendizagem da escrita num grupo de crianças do ensino fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

MARTINELLI, Selma de Cassia  e  BORGES, Thelma Pontes. Desempenho acadêmico e integridade do ego. Psic [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 49-58. ISSN 1676-7314.

O presente estudo investigou as relações entre o desempenho em escrita e a força do ego. A amostra foi composta por 100 crianças, de ambos os sexos, com idades entre 9 e 13 anos e que cursavam a terceira série do ensino fundamental de uma escola pública. Para avaliação do desempenho acadêmico foi solicitado dos participantes a escrita de um ditado e para avaliar a força do ego utilizou-se o Teste Desiderativo. Os participantes foram classificados em três grupos, os de ego fragilizado, ego moderado e ego forte. Os resultados mostraram haver uma correlação negativa entre força do ego e desempenho em escrita, bem como indicaram que o grupo considerado com ego fragilizado, teve um desempenho inferior na produção escrita quando comparado ao grupo com ego forte. Por sua vez, o grupo com ego moderado também teve desempenho inferior em escrita que o grupo de ego forte.

Palavras-chave : Escrita; Teste desiderativo; Desempenho de estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )