SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Desempenho acadêmico e integridade do egoTCR e R1: duas medidas do fator g índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça. Dificuldade de aprendizagem da escrita num grupo de crianças do ensino fundamental. Psic [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 59-68. ISSN 1676-7314.

A aprendizagem é um aspecto relevante na vida do ser humano, no entanto, os estudos têm constatado várias dificuldades ocorridas durante o processo de escolarização. Considerando que a escrita é uma das formas de linguagem mais requisitadas pela escola e se constitui como elemento básico para a avaliação escolar, este estudo teve por objetivo estabelecer eventuais diferenças entre as crianças avaliadas, segundo as variáveis idade, gênero e natureza jurídica da escola. Participaram 287 crianças, de ambos os sexos, entre 7 e 10 anos, de escolas públicas e particulares do estado de São Paulo. Os instrumentos utilizados foram um questionário de identificação dos sujeitos e a Escala de Avaliação de Dificuldades na Aprendizagem da Escrita, ADAPE, que foram aplicados coletivamente em sala de aula, em uma única sessão. Identificou-se diferenças significativas entre a pontuação total do ADAPE e as variáveis idade, gênero e natureza jurídica da escola, pública ou particular.

Palavras-chave : Ensino básico; Aprendizagem escolar; Avaliação psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )