SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1Dificuldade de aprendizagem da escrita num grupo de crianças do ensino fundamentalSofrimento psíquico nas relações de trabalho índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

SISTO, Fermino Fernandes; FERREIRA, Alexandre  e  MATOS, Maria Paula Barco. TCR e R1: duas medidas do fator g. Psic [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 69-77. ISSN 1676-7314.

O presente estudo buscou evidencias de validade entre o R1- Teste não-verbal de inteligência e o Teste Conciso de Raciocínio, cujos manuais indicam medir o fator g, e ambos construídos para pessoas que pretendem adquirir suas carteiras de motorista. O estudo contou com 65 voluntários, com idades entre 18-48 anos (M=24,36) que participavam do processo para a aquisição da Carteira de Habilitação Nacional. Os coeficientes de correlação possibilitaram inferir que uma parte substancial da variância de ambos os testes foi comum, indicativo de que mediriam uma alta quantidade de um mesmo mecanismo psicológico. Assim, foi possível considerar que essa relação era indicativa de uma evidência de validade de constructo. Finalmente, foi constatado que o R1 discriminou apenas no intervalo de 20-40 pontos, diferentemente do TCR que proporcionou uma distribuição ao longo de sua extensão.

Palavras-chave : Validade de constructo; Fator g; Inteligência; Motorista.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )