SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número1TCR e R1: duas medidas do fator gPráticas de escolas públicas e privadas diante da violência doméstica em São Paulo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

MARTINS, José Clerton de Oliveira  e  PINHEIRO, Adriana de Alencar Gomes. Sofrimento psíquico nas relações de trabalho. Psic [online]. 2006, vol.7, n.1, pp. 79-85. ISSN 1676-7314.

A presente pesquisa investiga aspectos geradores do sofrimento psíquico nas relações de trabalho, buscando conhecer sua origem e os sintomas emergidos dessas relações. Este estudo promoveu abordagem de natureza qualitativa. Para a coleta dos dados foram utilizados como instrumentos a observação participante, diário de campo e a entrevista. Os dados coletados indicaram evidência de sofrimento psíquico referente às relações de trabalho mantidas na organização pesquisada, marcadas pela falta de habilidade dos gestores em lidar com situações adversas. O sofrimento psíquico, no entanto, é amenizado pelos benefícios e pela estabilidade que a organização oferece aos seus trabalhadores. O trabalho não se associa ao prazer, mas a uma necessidade de sobrevivência, quase sempre ligada ao sofrimento, enquanto que o significado de trabalho para organização, representa a vida de uma pessoa, pois a ela o trabalhador dedica maior parte do seu tempo ao trabalho ali desempenhado.

Palavras-chave : Sofrimento psíquico; Relações laborais; Trabalho e cultura organizacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )