SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2"Perigoso e violento": representações sociais de adolescentes em conflito com a lei em material jornalístico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

VIVAS, Jorge  e  RICCI, Lila. Matriz de crenças partilhadas e centralidade sociocognitiva na tomada de decisão modulada pelo canal. Psic [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 01-10. ISSN 1676-7314.

Analisou-se a influência social na geração de acordos utilizando a noção de centralidade sociocognitiva inicial e final. Quanto maior é a informação inicial de que um membro partilha com outros, maior é sua centralidade sociocognitiva. Utilizou-se uma tarefa de decisão múltipla e foi verificada a potencialidade do conceito em meios de comunicação mediados por computadores. Os resultados revelam evidência que ajuda a fortalecer a hipótese de que os membros com maior centralidade sociocognitiva exerceriam uma maior influência na constituição do produto grupal, mesmo quando mudado o canal de comunicação. A centralidade sociocognitiva final dependeria da centralidade inicial e do nível de discrepância entre a estimação final e o acordo alcançado pelo grupo.

Palavras-chave : Crenças partilhadas; Centralidade sociocognitiva; Influência social; Tomada de decisão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )