SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Matriz de creencias compartidas y centralidad sociocognitiva en toma de decisión modulada por el canalPsicosomática: dos abordajes de un mismo problema índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

ESPINDULA, Daniel Henrique Pereira et al. "Perigoso e violento": representações sociais de adolescentes em conflito com a lei em material jornalístico. Psic [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 11-20. ISSN 1676-7314.

Este trabalho buscou verificar as representações de adolescentes em conflito com a lei na imprensa escrita capixaba. Foram encontradas 325 matérias publicadas nos jornais A Gazeta e A Tribuna no período entre agosto de 2003 e setembro de 2004, que foram analisadas pelo software Alceste. Os significados encontrados foram organizados em cinco classes divididas em dois eixos: "Adolescentes e práticas delituosas" e "Sistema socioeducativo". O primeiro eixo trata do envolvimento com assassinatos e seqüestros, classe 1; tráfico de drogas, classe 4; contexto do delito, classe 5. No segundo eixo a classe 2 considera o Estatuto da Criança de do Adolescente (ECA) e a redução da maioridade penal e a classe 3 discorre sobre a problemática das instituições responsáveis pelas medidas socioeducativas. Apesar de o ECA ter completado 15 anos, observa-se que a representação desses adolescentes está ancorada aos significados subjacentes ao antigo Código de Menores, apontando a necessidade de aprofundar discussões sobre o assunto.

Palabras clave : Adolescente em conflito com a lei; Imprensa; Representação social.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )