SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2"Perigoso e violento": representações sociais de adolescentes em conflito com a lei em material jornalísticoHomofobia em contextos jovens urbanos: contribuições dos estudos de gênero índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

CAPITAO, Cláudio Garcia  e  CARVALHO, Érica Bonfá. Psicossomática: duas abordagens de um mesmo problema. Psic [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 21-29. ISSN 1676-7314.

Partiu-se de uma breve revisão histórica a respeito da significação da saúde e da doença, do corpo e da alma. A teoria psicanalítica, com seu modelo atual de conversão histérica e de neurose, pode ser considerada um marco histórico na evolução dos conceitos de psíquico e de somático. Marty pensa a patologia somática como resultado da impossibilidade de elaboração psíquica das excitações, no plano representativo e emocional do aparelho psíquico, em função de uma estruturação deficiente. Para McDougall, fantasias aterrorizantes, que poderiam tornar-se dizíveis, são apagadas do campo da consciência por mecanismos primitivos, ficando desprovidas de impregnação afetiva e valor simbólico, o que obriga o psiquismo a emitir sinais de sofrimento do tipo pré-simbólico. Chega-se à conclusão de que o adoecer pode ser considerado como uma tentativa de estabelecimento de equilíbrio para o corpo, como o sintoma é a saída para o conflito psíquico.

Palavras-chave : Organicidade; Psicossomática; Subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )