SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Psicosomática: dos abordajes de un mismo problemaEstudio correlacional entre la madurez perceptual-motora y rasgos de personalidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Homofobia em contextos jovens urbanos: contribuições dos estudos de gênero. Psic [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 31-38. ISSN 1676-7314.

O presente trabalho baseia-se em resultados concernentes à cidade de Florianópolis, SC, de pesquisa multicêntrica desenvolvida em cinco capitais brasileiras e financiada pelo Ministério da Saúde. Investigou-se o exercício da sexualidade em contextos jovens urbanos, por meio de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais com estudantes de 15 a 24 anos matriculados em escolas públicas. O recorte utilizado focaliza os depoimentos sobre as relações homoeróticas e os direitos dos homossexuais. Destaca-se o caráter homofóbico dos discursos de muitos jovens que argumentam pelo temor do assédio dos homossexuais, bem como pela sua própria reputação como homens viris caso sejam identificados por meio de relações de amizade com gays. Essencialismos biológicos e fundamentalismos religiosos são identificados nos depoimentos, visibilizando concepções binárias de gênero e sexualidade, que classificam os sujeitos a partir de identidades sexuais fixas. Conclui-se que os preconceitos se mantêm presentes no grupo investigado, a despeito dos poucos depoimentos que relativizam essas posições.

Palabras clave : Sexualidade; Juventude; Relações de gênero.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )