SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Psicossomática: duas abordagens de um mesmo problemaEstudo correlacional entre a maturidade percepto-motora e traços de personalidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

TONELI, Maria Juracy Filgueiras. Homofobia em contextos jovens urbanos: contribuições dos estudos de gênero. Psic [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 31-38. ISSN 1676-7314.

O presente trabalho baseia-se em resultados concernentes à cidade de Florianópolis, SC, de pesquisa multicêntrica desenvolvida em cinco capitais brasileiras e financiada pelo Ministério da Saúde. Investigou-se o exercício da sexualidade em contextos jovens urbanos, por meio de entrevistas semi-estruturadas e grupos focais com estudantes de 15 a 24 anos matriculados em escolas públicas. O recorte utilizado focaliza os depoimentos sobre as relações homoeróticas e os direitos dos homossexuais. Destaca-se o caráter homofóbico dos discursos de muitos jovens que argumentam pelo temor do assédio dos homossexuais, bem como pela sua própria reputação como homens viris caso sejam identificados por meio de relações de amizade com gays. Essencialismos biológicos e fundamentalismos religiosos são identificados nos depoimentos, visibilizando concepções binárias de gênero e sexualidade, que classificam os sujeitos a partir de identidades sexuais fixas. Conclui-se que os preconceitos se mantêm presentes no grupo investigado, a despeito dos poucos depoimentos que relativizam essas posições.

Palavras-chave : Sexualidade; Juventude; Relações de gênero.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )