SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Homofobia em contextos jovens urbanos: contribuições dos estudos de gêneroTeste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras: normatização e validação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

SANTOS, Rodrigo Soares  e  NORONHA, Ana Paula Porto. Estudo correlacional entre a maturidade percepto-motora e traços de personalidade. Psic [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 39-45. ISSN 1676-7314.

Esta pesquisa estudou a relação entre maturação percepto-motora e traços de personalidade. Foram utilizados os instrumentos Teste Gestáltico Visomotor de Bender com o Sistema Pontual Gradual (B-SPG) e a Escala de Traços de Personalidade para Crianças (ETPC). Participaram desta pesquisa 162 crianças com idades variando entre 7 e 10 anos de primeira a quarta série de escolas públicas e particulares. Os resultados indicaram a existência correlação entre os dois constructos, maturidade percepto-motora e traços de personalidade. O traço extroversão foi o que mais apresentou coeficientes significativos, correlacionando-se negativamente com quase todas as figuras. O traço neuroticismo e sociabilidade apresentaram um número menor de correlações significativas e negativas com o Teste de Bender-SPG. O traço psicoticismo também obteve correlação em algumas figuras indicando que quanto mais presente esse traço mais distorção nos desenhos foi encontrada.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Testes psicológicos; Parâmetros psicométricos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )