SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Correlational Study between the motor-perception maturation and the personality traitsMemory and intelligence in psychologist assessment of skills author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

CAPOVILLA, Fernando César; VARANDA, Cristina  and  CAPOVILLA, Alessandra Gotuzo Seabra. Teste de Competência de Leitura de Palavras e Pseudopalavras: normatização e validação. Psic [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 47-59. ISSN 1676-7314.

O Teste de Competência de Leitura Silenciosa de Palavras e Pseudopalavras (TCLPP) avalia processos de reconhecimento e decodificação na leitura silenciosa de itens isolados. O padrão de resposta permite identificar o estágio de desenvolvimento da leitura ao longo das etapas logográfica, alfabética e ortográfica. Este estudo objetivou derivar tabelas de dados normativos para o TCLPP e seus sete subtestes, bem como correlacionar os desempenhos no TCLPP, em termos de escore total e em cada subteste, com Teste de Compreensão de Leitura de Sentenças, Teste de Vocabulário por Figuras USP e Prova de Consciência Fonológica por Produção Oral. Participaram 725 estudantes de 1ª a 3ª séries do ensino fundamental. Os escores total e em cada subteste do TCLPP aumentaram de forma significativa ao longo das três séries escolares. Houve também correlações positivas significativas entre escores no TCLPP e nos demais testes, evidenciando a validade do teste para essa faixa de escolaridade.

Keywords : Leitura; Avaliação; Vocabulário; Fonologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )