SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Word and Pseudoword Reading Competence Test: standardization and validityPsychological aspects in dermatology: anxiety, depression, stress and specific quality of life evaluation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

MARIN RUEDA, Fabián Javier. Memória e inteligência em avaliação psicológica pericial. Psic [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 59-68. ISSN 1676-7314.

A pesquisa teve como objetivo verificar a existência de uma possível relação entre os construtos memória e inteligência. Participaram 51 candidatos à obtenção da Carteira Nacional de Habilitação do estado de Minas Gerais. Deles, 41,2% queriam obter a Categoria de Habilitação A e 58,8% a Categoria B. Foram aplicados o Teste Pictórico de Memória e o Teste Conciso de Raciocínio (TCR), de forma individual e por psicólogo que possui curso de Perito Examinador credenciado pelo DETRAN-MG. Os resultados evidenciaram correlações positivas e significativas entre o agrupamento Terra e a pontuação total do Teste de Memória com o TCR (0,38 e 0,36, respectivamente). Esse dado poderia ser considerado uma evidência de validade para o Teste Pictórico de Memória.

Keywords : Memória; Inteligência; Trânsito; Avaliação psicológica; Validade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )