SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 issue2Memory and intelligence in psychologist assessment of skillsHow the deaf children play: a study based on a phonoaudiology approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

LUDWIG, Martha Wallig Brusius et al. Aspectos psicológicos em dermatologia: avaliação de índices de ansiedade, depressão, estresse e qualidade de vida. Psic [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 69-76. ISSN 1676-7314.

O presente estudo teve como objetivo verificar índices de depressão, ansiedade, estresse e qualidade de vida específica em pacientes com dermatoses. Participaram da pesquisa 151 sujeitos, homens e mulheres, entre 20 e 89 anos de idade. O delineamento do estudo foi transversal, descritivo e correlacional. Os instrumentos utilizados foram BAI, BDI, DLQI-BRA e ISSL. Os resultados demonstraram que os índices de ansiedade e depressão têm média considerada leve, de acordo com as características do instrumento (BAI: 10,76±9,21; BDI: 13,49±11,45). Sobre estresse, 60,3% da amostra obteve resultado positivo para estresse, sendo a área psicológica a mais afetada. Os resultados de qualidade de vida específica em dermatologia ficaram um pouco abaixo da média de estudos brasileiros (3,69±3,72). Verificou-se correlações moderadas e altamente significativas ( 0,01) para os índices de ansiedade, depressão, estresse e qualidade de vida específica, nos quais podemos evidenciar as relações entre adoecimento físico e psíquico, colocadas pela literatura.

Keywords : Psicodermatologia; Ansiedade; Depressão; Estresse; Qualidade de vida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )