SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Aspectos psicológicos em dermatologia: avaliação de índices de ansiedade, depressão, estresse e qualidade de vidaA realidade das mães numa unidade de terapia intensiva neonatal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

OLIVEIRA, Ana Carolina Sales; DE ALMEIDA, Elizabeth Oliveira Crepaldi; OLIVEIRA, Sandra Maria da Silva Sales  e  PINTO, Ana Beatriz D'Alma. Como brincam as crianças surdas: um estudo à luz da fonoaudiologia. Psic [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 77-84. ISSN 1676-7314.

Este estudo tem como objetivo analisar por meio de observação em atividades livres o brincar de crianças surdas em um instituto especializado. Participaram 18 crianças surdas na faixa etária compreendida de 2 a 5 anos de ambos os sexos, estudantes de um instituto para surdos no interior de Minas Gerais. Foram efetuadas cinco observações e uma filmagem, pelas pesquisadoras que analisaram os resultados de como brincam as crianças surdas e puderam-se extrair dados para as atividades profissionais do fonoaudiólogo. Tanto as observações quanto a filmagem foram realizadas na própria escola, no horário do recreio, e permitiram captar uma variedade de situações ou fenômenos obtidos na "própria realidade". Os resultados deste estudo trouxeram contribuições do brincar no espaço onde exista a palavra, levando o fonoaudiólogo a se preocupar não apenas com os brinquedos e as ações, mas com o que a criança "fala" (simbologia) no brincar.

Palavras-chave : Brincar; Surdez; Desenvolvimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )