SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.7 número2Como brincam as crianças surdas: um estudo à luz da fonoaudiologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

RAAD, Alexandre José; CRUZ, Aline Maria Cardozo  e  NASCIMENTO, Marília Almeida. A realidade das mães numa unidade de terapia intensiva neonatal. Psic [online]. 2006, vol.7, n.2, pp. 85-92. ISSN 1676-7314.

Este trabalho teve como objetivo verificar a realidade vivenciada pelas díades mãe-bebê hospitalizado por meio dos objetivos específicos de verificar as condições maternas que pudessem justificar o nascimento pré-termo ou a ocorrência de problemas que necessitassem da internação do bebê; verificar as condições maternas pós-nascimento; e observar a existência do vínculo mãe-bebê hospitalizado. Foram sujeitos da pesquisa 42 mães cujos bebês estavam hospitalizados na UTI neonatal e Unidade Intermediária de um hospital em Aracaju, SE, sendo utilizado como técnica a observação participativa e como instrumento questionário semi-estruturado. Nos resultados foram encontrados antecedentes maternos que colocam a vida do feto em risco e podem influenciar o nascimento prematuro; condições mais freqüentes do recém-nascido, aspectos do aleitamento materno e condições ansiogênicas e emocionais dos pais. Verificou-se a importância de um trabalho com equipe interdisciplinar com os pais, para que estes possam participar ativamente dos cuidados com seus bebês.

Palavras-chave : UTI Neonatal; Díade mãe-bebê.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )