SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Concepciones personales de inteligencia: en la sendera de un modelo organizador e integrador en el dominio de la motivación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

SOUZA, Luiz Gustavo Silva; TRINDADE, Zeidi Araújo; COUTINHO, Sabrine Mantuan dos Santos  y  MENANDRO, Maria Cristina Smith. Sentidos atribuídos ao sucesso pessoal e profissional em estudantes do ensino médio. Psic [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 1-12. ISSN 1676-7314.

O artigo relata pesquisa cujo objetivo foi apreender e analisar os sentidos conferidos por estudantes de uma escola pública de ensino médio ao sucesso pessoal e profissional. Método: a coleta dos dados se deu a partir de uma "Oficina de Orientação Profissional", com sete estudantes do terceiro ano, sendo cinco meninas e dois meninos. Os dados foram analisados por meio de dois procedimentos: o programa Alceste e análise de conteúdo. Resultados: os sentidos conferidos à escolarização pública, à escolha e ao sucesso profissional caracterizaram-se pela forte presença de uma visão de homem "liberal", que deve se destacar individualmente e cujo sucesso se traduz em dinheiro, bens e status. Simultaneamente, verificou-se que o debate crítico promovido durante a Oficina foi capaz de questionar os pressupostos dessa visão de homem "liberal". Consequentemente, os sentidos conferidos ao sucesso apareceram organizados em duas subcategorias contraditórias: "sucesso financeiro" e "sucesso emocional e social".

Palabras clave : Juventude; Sucesso profissional; Orientação profissional; Ensino médio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )