SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Sentidos atribuídos ao sucesso pessoal e profissional em estudantes do ensino médioEvidência de validade de critério para o Teste de Criação de Metáforas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

FARIA, Luísa. Concepções pessoais de inteligência: na senda de um modelo organizador e integrador no domínio da motivação. Psic [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 13-20. ISSN 1676-7314.

Este artigo apresenta uma súmula de perspectivas e prospectivas sobre as Concepções Pessoais de Inteligência (CPI - estáticas vs. dinâmicas), no quadro de vários estudos transversais e um longitudinal-sequencial, realizados no contexto educativo português, bem como alguns estudos interculturais (contextos português vs. italiano), por nós realizados ao longo dos últimos 20 anos. Assim, são analisadas as especificidades do contexto cultural português na manifestação de diferenças nas CPI, em função da idade/ano de escolaridade, sexo e nível sócio-económico (NSE), evidenciando os resultados que os alunos de anos e NSE superiores se revelam mais dinâmicos, não se constatando diferenças em função do sexo. Mais ainda, os resultados de estudos interculturais evidenciam efeitos significativos de interacção entre o contexto cultural e o nível de ensino, nomeadamente porque os alunos italianos do ensino secundário revelam concepções menos estáticas de inteligência do que os alunos portugueses, desafiando-nos na prossecução da pesquisa das bases sócio-culturais das CPI.

Palavras-chave : Concepções pessoais de inteligência; Teorias implícitas; Adolescência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )