SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Personal conceptions of intelligence: in search of an organizer and integrative model in the motivational domainThe Cognitive Assessment System as Instrument of Psychological Assessment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

MUNIZ, Monalisa et al. Evidência de validade de critério para o Teste de Criação de Metáforas. Psic [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 21-29. ISSN 1676-7314.

Nesse estudo objetivou-se estudar a validade de critério para o Teste de Criação de Metáforas. Na literatura encontra-se a produção de metáforas como uma variável associada à criatividade. Hipotetizou-se que profissionais que atuam como publicitários na área de criação apresentariam idéias consideradas melhores metaforicamente e, conseqüentemente, mais criativas. Participaram do estudo oito publicitários, sendo 75% homens, com idade média de 28 anos, que compuseram o grupo critério. Um segundo grupo foi composto por 45 profissionais de diversas áreas, de ambos os sexos, sendo 67% homens e com média de idade de 34 anos. Ambos os grupos responderam ao Teste de Criação de Metáforas de forma individual. Os resultados indicaram que o grupo critério apresentou idéias de melhor qualidade e maior quantidade de metáforas, ou seja, apresentaram idéias com maior metaforicidade, o que tende a indicar maior criatividade. Assim, foi encontrada uma evidência de validade de critério para o Teste de Criação de Metáforas.

Keywords : Criatividade; Teste psicométrico; Publicidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )