SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Criterion validity evidence for the Metaphor Creation TestEvaluation's systems and interpretation of the Bender Visualmotor Gestalt Test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

CRUZ, Vitor. O Cognitive Assessment System como instrumento de avaliação psicológica. Psic [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 31-40. ISSN 1676-7314.

O Sistema de Avaliação Cognitiva (SAC) de Naglieri e Das é um modelo de avaliação da inteligência baseado na teoria de processamento cognitivo PASS. O PASS é constituído por quatro componentes: Planificação, Atenção, processamento Sucessivo e processamento Simultâneo. Estas são funções cognitivas que formam um sistema complexo e interdependente. O SAC é apropriado para ser utilizado com indivíduos com idades compreendidas entre os cinco e os dezoito anos de idade. Tendo em consideração o atrás exposto, o presente artigo tem como principal objectivo apresentar o Sistema de Avaliação Cognitiva como sendo um instrumento inovador e actual que avalia os processos cognitivos. Assim, para além da apresentação das provas que o constituem, será também feita referência a algumas investigações onde o SAC foi utilizado.

Keywords : Cognitivo; Planificação; Atenção; Simultâneo; Sucessivo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )