SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Evidência de validade de critério para o Teste de Criação de MetáforasDiferentes sistemas de aplicação e interpretação do Teste gestáltico Visomotor de Bender índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

CRUZ, Vitor. O Cognitive Assessment System como instrumento de avaliação psicológica. Psic [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 31-40. ISSN 1676-7314.

O Sistema de Avaliação Cognitiva (SAC) de Naglieri e Das é um modelo de avaliação da inteligência baseado na teoria de processamento cognitivo PASS. O PASS é constituído por quatro componentes: Planificação, Atenção, processamento Sucessivo e processamento Simultâneo. Estas são funções cognitivas que formam um sistema complexo e interdependente. O SAC é apropriado para ser utilizado com indivíduos com idades compreendidas entre os cinco e os dezoito anos de idade. Tendo em consideração o atrás exposto, o presente artigo tem como principal objectivo apresentar o Sistema de Avaliação Cognitiva como sendo um instrumento inovador e actual que avalia os processos cognitivos. Assim, para além da apresentação das provas que o constituem, será também feita referência a algumas investigações onde o SAC foi utilizado.

Palavras-chave : Cognitivo; Planificação; Atenção; Simultâneo; Sucessivo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )