SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 issue1Evaluation's systems and interpretation of the Bender Visualmotor Gestalt TestEvaluation of writing in the school context between 1996 and 2005 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psic: revista da Vetor Editora

Print version ISSN 1676-7314

Abstract

OLIVEIRA, Raquel Ávila Maia de  and  OLIVEIRA, Katya Luciane de. Leitura e condições de estudo em universitários ingressantes. Psic [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 51-59. ISSN 1676-7314.

Este estudo objetivou analisar a compreensão de leitura e as condições de estudo de universitários ingressantes. Participaram 138 estudantes dos cursos de radiologia, psicologia e ciências contábeis, de uma universidade privada do sul do estado de Minas Gerais, Brasil. Foram aplicados coletivamente um questionário com questões fechadas visando identificar as condições de estudo dos universitários e textos preparados segundo a técnica de Cloze em sua versão tradicional. Os resultados evidenciaram que os estudantes de cursos noturnos em sua maioria trabalham, mantém uma jornada de 8 horas diárias e quando voltam da faculdade dormem tarde. No contexto da sala de aula sentem-se cansados e sonolentos, mas afirmaram que não dispersam a atenção com facilidade. Em casa não têm bons hábitos de estudo, pois revelaram que estudam conversando com outras pessoas e assistindo televisão. A habilidade de compreensão de leitura foi baixa e houve diferença estatisticamente significativa entre os cursos.

Keywords : Estudo de Universitários; Compreensão em leitura; Teste de Cloze.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )