SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Diferentes sistemas de aplicação e interpretação do Teste gestáltico Visomotor de BenderAvaliação da escrita no contexto escolar entre 1996 e 2005 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

OLIVEIRA, Raquel Ávila Maia de  e  OLIVEIRA, Katya Luciane de. Leitura e condições de estudo em universitários ingressantes. Psic [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 51-59. ISSN 1676-7314.

Este estudo objetivou analisar a compreensão de leitura e as condições de estudo de universitários ingressantes. Participaram 138 estudantes dos cursos de radiologia, psicologia e ciências contábeis, de uma universidade privada do sul do estado de Minas Gerais, Brasil. Foram aplicados coletivamente um questionário com questões fechadas visando identificar as condições de estudo dos universitários e textos preparados segundo a técnica de Cloze em sua versão tradicional. Os resultados evidenciaram que os estudantes de cursos noturnos em sua maioria trabalham, mantém uma jornada de 8 horas diárias e quando voltam da faculdade dormem tarde. No contexto da sala de aula sentem-se cansados e sonolentos, mas afirmaram que não dispersam a atenção com facilidade. Em casa não têm bons hábitos de estudo, pois revelaram que estudam conversando com outras pessoas e assistindo televisão. A habilidade de compreensão de leitura foi baixa e houve diferença estatisticamente significativa entre os cursos.

Palavras-chave : Estudo de Universitários; Compreensão em leitura; Teste de Cloze.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )