SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Leitura e condições de estudo em universitários ingressantesViolência: a compreensão do conceito por jovens submetidos a medidas socioeducativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça; CUNHA, Neide de Brito  e  SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Avaliação da escrita no contexto escolar entre 1996 e 2005. Psic [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 61-70. ISSN 1676-7314.

Este estudo focalizou a produção científica sobre a escrita. Buscou-se identificar a maneira como os pesquisadores da área têm avaliado este importante construto psicológico no contexto escolar, entre 1996 e 2005, em periódicos científicos de psicologia classificados como A Nacional. Os principais resultados apontaram que as publicações sobre escrita se concentram nos anos de 2003 a 2005; as produções na área são realizadas predominantemente por instituições localizadas na região sudeste do país e a maioria dos artigos é do tipo relato de pesquisa, com delineamento correlacional, tratamento quantitativo e estatística inferencial. As crianças foram os participantes mais avaliados, sendo o ditado o instrumento mais utilizado. Somente 28,1% dos instrumentos utilizados apresentam evidências de validade. Diante desses resultados, espera-se que mais pesquisas sejam realizadas para revelar o estado da arte desse construto que se faz tão importante numa época em que os resultados da avaliação da aprendizagem são tão desanimadores.

Palavras-chave : Escrita; Avaliação psicológica; Produção científica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )