SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Avaliação da escrita no contexto escolar entre 1996 e 2005Eficácia de intervenções psicoterápicas no tratamento de depressão índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

COSTA, Cláudia Barsanelli  e  ALMEIDA, Elizabeth Oliveira Crepaldi de. Violência: a compreensão do conceito por jovens submetidos a medidas socioeducativas. Psic [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 71-76. ISSN 1676-7314.

O fenômeno da violência preocupa a sociedade e acontecimentos envolvendo jovens mobilizam a necessidade de compreender o problema e desenvolver políticas públicas para prevenir ou minimizar sua incidência. Investigou-se como dois jovens sob medida socioeducativa, sendo um alfabetizado e um semi-alfabetizado, elaboraram o conceito de violência, participando em um grupo de discussão sobre esse tema. O grupo era constituído por 20 jovens, reunidos em 10 encontros de 1 hora de duração cada, foram coordenados e gravados por uma psicóloga colaboradora da pesquisa. As reuniões foram organizadas segundo um plano previamente delineado. Os registros gravados em áudio foram transcritos para análise segundo o referencial teórico de Peirce, que foi realizada a partir de recortes das discussões que evidenciavam a elaboração do conceito de violência. Os dois participantes alcançaram nível de abstração e generalização simbólica. Não se observou diferença significativa de elaboração do conceito de violência entre os participantes, a despeito da diferença no nível de escolaridade de cada um.

Palavras-chave : Adolescência; Violência; Semiótica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )