SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Violência: a compreensão do conceito por jovens submetidos a medidas socioeducativasTraços de personalidade e agressividade: um estudo de evidência de validade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

BAPTISTA, Makilim Nunes; BERBERIAN, Arthur de Almeida; MARIN RUEDA, Fabián Javier  e  MATTOS, Rosângela Maria de Carli Bueri. Eficácia de intervenções psicoterápicas no tratamento de depressão. Psic [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 77-88. ISSN 1676-7314.

Objetivou-se averiguar quais tipos de intervenções psicoterápicas são mais eficazes no tratamento da depressão. Para tal, foi realizada uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scielo, Medline, Cochrane, Lilacs e Esbsco-host entre janeiro de 1995 e Setembro de 2006. Das 434 referências iniciais, 24 preencheram os critérios de versar sobre psicoterapia para depressão unipolar independente do grau ou presença de comorbidade e do tratamento ser único ou associado à farmacoterapia. Foram excluídos artigos sobre depressão como doença secundária e estudos de caso único. Encontraram-se seis revisões sistemáticas, seis meta-análises, um ensaio clínico randomizado duplo cego, cinco ensaios clínicos não-randomizados e seis ensaios clínicos randomizados. Concluiu-se que apesar das evidências de eficácia para vários tipos de abordagens os resultados devem ser vistos com cautela uma vez que as metodologias empregadas nas pesquisas dão margens a críticas e alguns artigos não oferecerem informações detalhadas que possibilitem uma avaliação adequada da metodologia.

Palavras-chave : Depressão; Eficácia de Resultados; Psicoterapia; Revisão Sistemática da Literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )