SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número1Eficácia de intervenções psicoterápicas no tratamento de depressãoÉdipo encontra seu pai: um conflito de trânsito? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

SISTO, Fermino Fernandes  e  OLIVEIRA, Ana Francisca de. Traços de personalidade e agressividade: um estudo de evidência de validade. Psic [online]. 2007, vol.8, n.1, pp. 89-99. ISSN 1676-7314.

Este estudo foi proposto com o objetivo de analisar evidências de validade de construto e critério para a Escala de Traços de Agressividade para Crianças e Jovens por meio da Escala de Personalidade para Crianças. Participaram 331 crianças, de 2a a 5a séries, com idades entre 8 e 10 anos (média =8,84; DP=0,71), sendo 159 (48%) alunos do sexo masculino e 172 (52%) do sexo feminino. A escala de agressividade forneceu pontuações para agressividade escolar, familiar e geral e a de personalidade informou sobre neuroticismo, psicoticismo, extroversão e sociabilidade. Houve correlações significativas em relação a psicoticismo, neuroticismo, sociabilidade e a medida de agressividade familiar; psicoticismo e agressividade escolar; psicoticismo, sociabilidade e agressividade geral. As medidas de agressividade escolar discriminaram os grupos extremos de psicoticismo e sociabilidade, e as medidas de agressividade geral e familiar discriminaram os grupos extremos de psicoticismo, neuroticismo e sociabilidade.

Palavras-chave : Avaliação psicológica; Agressividade; Personalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )