SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Complexidade fonológica e reconhecimento da relação morfológica entre as palavras: um estudo exploratório índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

LOPEZ-RAMON, María Fernanda; LEDESMA, Rubén; INTROZZI, Isabel  e  URQUIJO, Sebastián. Aprendizagem implícita de gramáticas artificiais em crianças: Efeito do comprimento, a valencia e o formato. Psic [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 121-130. ISSN 1676-7314.

Os estudos realizados em crianças sobre o tipo de representações que caracterizam o produto da aprendizagem implícita (AI) são escassos. Por causa disso, o trabalho tem como objetivo analisar o efeito que tem sobre a identificação das cadeias corretas alguns aspectos que ainda não têm sido analisados: (1) o comprimento das cadeias gramaticais, (2) a valência do item da prova e (3) o tipo de formato superficial utilizado numa amostra de crianças de 7 e 8 anos. Avaliaram-se 30 crianças do terceiro ano de EGB da Escola Estadual nº 27 da cidade de Mar del Plata, Argentina, utilizando o Paradigma de Gramáticas Artificiais de Reber. Os resultados indicam que as crianças discriminam melhor as cadeias gramaticais corretas nas provas de aprendizagem implícita nos casos em que as mesmas são em menor quantidade de elementos e negativos. Ainda, os resultados indicam que o tipo de formato (alfabético ou figurativo) não influencia na identificação correta dos itens da prova. Os dados obtidos são valiosos para a descrição das representações relacionadas à aquisição e transferência da AI durante a infância e implicam um aporte para o desenho e a seleção dos reativos mais apropriados para a avaliação dessas dimensões representacionais no planejamento de futuros estudos.

Palavras-chave : Aprendizagem Implícita; Representação Mental; Longitude; Formato; Valência.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )