SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Aprendizagem implícita de gramáticas artificiais em crianças: Efeito do comprimento, a valencia e o formatoHumanGuide: evidência de validade da versão brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Psic: revista da Vetor Editora

versão impressa ISSN 1676-7314

Resumo

MOTA, Márcia Elia da. Complexidade fonológica e reconhecimento da relação morfológica entre as palavras: um estudo exploratório. Psic [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 131-138. ISSN 1676-7314.

Estudos sobre o desenvolvimento da consciência morfológica em crianças têm apresentado resultados que mostram que a estrutura fonológica das palavras parece ser um fator que influência o processamento morfológico das palavras. A relação morfêmica entre palavras derivadas ou flexionadas que mantém a transparência fonológica das palavras é mais facilmente percebida pelas crianças do que quando há mudanças na estrutura fonológica. Este estudo apresenta dados de 51 crianças de primeira e segunda série do Ensino Fundamental que corroboram a idéia de que a estrutura fonológica das palavras ajuda no reconhecimento da relação morfêmica entre elas. Uma possível explicação discutida para explicar esse fenômeno diz respeito ao modo de armazenamento desses morfemas no nosso léxico.

Palavras-chave : Morfologia; Linguagem; Consciência morfológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )