SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.8 número2Complejidad fonológica y reconocimiento de la relación morfológica entre las palabras: un estudio exploratorioExploración de la zona de desarrollo próximo: comparación entre dos técnicas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psic: revista da Vetor Editora

versión impresa ISSN 1676-7314

Resumen

WELTER, Giselle Mueller-Roger  y  CAPITAO, Cláudio Garcia. HumanGuide: evidência de validade da versão brasileira. Psic [online]. 2007, vol.8, n.2, pp. 139-150. ISSN 1676-7314.

Este artigo objetiva apresentar os resultados do estudo de evidências de validade do HumanGuide (HG), um instrumento de avaliação psicológica on-line, no formato de escolha forçada, para apreensão do perfil motivacional no contexto organizacional. Participaram deste estudo 815 profissionais (418 homens e 397 mulheres) de diversos segmentos, com idade média de 31 anos (DP=8,8). Foram realizadas análise da estrutura interna, análise de correlação do HG com o 16PF (Questionário Fatorial da Personalidade) e BBT (Teste de Fotos de Profissões), análise de consistência interna e análise fatorial. Os índices de correlação interna foram muito significativos, tendo sido confirmadas as hipóteses referentes à convergência entre os instrumentos ao nível de significância 0,05 (BBT) e 0,001 (16PF). Os fatores do HG puderam ser reduzidos a quatro fatores globais após a sétima iteração.

Palabras clave : Avaliação psicológica informatizada; Recursos humanos; Escolha forçada; Ipsatividade; Perfil motivacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )